22 de fevereiro de 2024
A Great Wall Motor, conhecida como GWM, adia o início de produção de veículos híbridos no Brasil. A fabricante prevê começar a fabricação desses carros a partir de 1° de maio de 2024, devido a atrasos na organização dos estudos sobre a ação no país.
GWM Adia Produção Carro Híbrido Plug-in no Brasil
Crédito: GWM/Divulgação
A montadora chinesa GWM começa em maio sua produção brasileira de carros híbridos plug-in, aqueles que possuem bateria recarregável, e híbridos flex, movidos a gasolina quanto a etanol. A fábrica, antiga da Mercedes-Benz e primeira da GWM fora da Ásia, se encontra em Iracemápolis (SP) e pretende gerar 2 mil empregos diretos.
Propondo investir no Brasil desde 2022 com R$ 10 bilhões em dez anos, a meta da fábrica brasileira é exportar para toda a América Latina, produzindo 100 mil unidades anuais.
A fabricante está aberta para o jogo, afirmando que se adapta às demandas do público e ao cenário brasileiro. “Vamos ter 10 carros em três anos aqui”, projeta o chefe da fabricante chinesa. Uma coisa é certa, todos os produtos da GWM terão algum tipo de eletrificação.
GWM no Brasil
A produção nacional da montadora fica para 2024, mas 2023 ainda tem algumas novidades. Neste ano, novas concessionárias serão abertas, disponibilizando o SUVs Haval H6 e o Jolion da marca.
Enquanto isso, no próximo ano as expectativas são de que a GWM introduza uma caminhonete sofisticada e moderna, mas ainda não decidiram qual será o modelo a ser produzido primeiro em solo brasileiro. O que sabemos é que seja qual for o veículo vai possuir uma bateria de 170 km no modo elétrico.
Algumas opções que iremos ver nas fábricas ano que vem são: a caminhonete citada anteriormente e um SUV de 7 lugares. Mesmo escolhendo um dos veículos, o outro ainda será produzido posteriormente.
Atualmente, somente a Toyota possui carro híbrido flex nacional e a Ford com picape híbrida recém-lançada. A GWM será a segunda montadora a produzir os modelos.